terça-feira, 17 de março de 2009

Sobre os anos [4]

Prazer infância, meu nome é Giovana. Encantada. Tenho 15, e você?
Eu aprendi a ler aos 3 e me refugiei nisso. Eu não tinha primos nem irmãos. Eu não tive contato com os outros até entrar na escolinha. E era difícil. Era muito difícil ser a borboleta, e não a Sereia loira e bonita. Era difícil não saber que falar em público com os amigos imaginários pode trazer más impressões. E piadinhas. E professores chamando seus pais.
Mas nem tudo era cinza assim. Eu me imaginava dançando, cantando, pintando, via-me em desenhos animados com algum garoto bonito. Eu era feliz. Eu parecia (de verdade) a Björk.


Sobre a família. Assim como a Tóia Tetéia, passei muitos momentos lindos dos meus anos em Cruzeiro. (Será que nós éramos companheiras de parquinho dona Tóia?) Eu lembro da casa da bisavó. Do balanço na jabuticabeira. Da rede. Do doce de leite. Do meu bisavô cantando em alemão. Da minha tia-avó solteirona tocando teclado. Lembro do cheiro bom de madeira. Lembro do gato Chico. Lembro das orações antes de cada refeição. Lembro que todos censuravam meus pais, por serem tão novos. E eu sempre achando que tinha o papai mais gatinho, a mamãe mais bonita. Lembro sobretudo do meu avô materno. A pessoa que eu mais amo no mundo. A pessoa que eu quero que viva para sempre. Eu lembro dos elogios. Do orgulho, da esperança depositada em mim.






Eu lembro das perdas.



Eu lembro de mim.

2 comentários:

Ana disse...

você era a cara da sua irmã, isso sim. sério, posta uma foto dela do lado da sua

Unknown disse...

Vi sua sign no fórum, e acabei aqui... lendo seus textos... e gostei muito, parabéns.