sábado, 12 de junho de 2010

11 de junho

Desde março eu estive esperando pelo 11 de junho. Dia 11 de junho, no Auditorium du Louvre, teria um concerto da Camille. Ja adianto: não teve. Mas vamos começar do começo, porque MUITA COISA ACONTECEU antes da frustração.
Logo depois do ballet, e depois do almoço e de andar a esmo um pouco, fui pro Centre Georges Pompidou pra ver a exposição Dreamlands pela segunda vez, digo, pra continuar vendo, porque da primeira vez eu passei correndo e não vi tudo. Eu não pago, mesmo, então posso ver de pouquinho em pouquinho -vantagens da menoridade.
Sobre Dreamlands:
Dificil falar sobre a exposição, porque é ultramega multidisciplinar. Em resumo, da pra dizer que o tema é projetos urbanos: parques de diversão (o nome da exposição se deve ao "parque de atrações" Dreamland, em Coney Island), monumentos, Las Vegas, Manhattan, ideias oniricas e mesmo utopicas que influenciaram e originaram por exemplo o proprio Centre Pompidou; enfim, todos os projetos que "contribuiram para modificar profundamente nossa relação com o mundo e com a geografia, com o tempo e a historia, com as noções do original e da copia, da arte e da não-arte". Ou ainda "mostrar como os modelos de feiras internacionais, de expos
ições universais e de parques de diversão influenciaram a concepção da cidade e da sua utilização".
Passando por Dali com "O Sonho de Vênus" e chegando a Marx com a inversão de valores a personificação de objetos materiais (inclusive cidades e construções), achei valido colocar um dos videos que eram projetados na exposição: uma cena de 42nd Street
La pelas 15h minha mãe me ligou e eu tive que sair da exposição pra pegar dinheiro com ela no Louvre. Aproveitaria, então, pra ficar na fila pro show da Camille - é claro que eu queria chegar e sentar na primeira fila! Estranhamente, eram umas 7h (a porta do auditorio abria às 8h) e a entrada do auditorio estava tipo assim:
En attendant Camille
Claro que eu achei estranho, né, mas ok. Enfim, deu 8h, a gente entrou, eu estava assim pertinho e muito animads pra ver a Camille...
que pertinho, olha como eu estava pertinho

Bom, e ai que não teve Camille nada. O negocio é que era ela quem organizava e convidava quem ela quisesse. No fim ela fez uma participaçãozinha, mas nada de show de Camille. Na hora foi muito frustrante, mas no final eu a vi, e foi legal o que apresentaram: era uma série de filmes mudos, e os musicos convidados, Clément Ducol, Alexis Anérilles e Maxime Duhem , faziam os efeitos sonoros. Era genial...
Os filmes eram:
The First Circus (part 1 et part 2), E.U.A., 1923, Tony Sarg, animação, 4min12
Le binetoscope, Fr., 1910, Emile Cohl, 5min30
Monsieur Clown chez les Lilliputiens, Fr., Emile Cohl, 4min30
Félix au cirque, E.U.A., 1923, 6min51
Calino dompteur par amour, Fr., 1912, Jean Durand, 6min30
Dots and Dashes, E.U.A., 1920, Vernon Stallings, 2min20, animação
Les chiens savants, Fr., 1902, Alice Guy, 3min23
Chien jouant à la balle, Fr., 1905, Alice Guy, 2min
Kiriki acrobates japonais, Fr., 1907, Segundo de Chomon, 4min04
Jonglerie, Fr., 1928, arquivos Gaumont Pathé
Acrobatic Fly (The Balancing Bluebottle, 1908), 1910, Percy Smith, 1min54
Bug Vaudeville, E.U.A., 1921, Winsor McCay, 10min58, animação.
Bulles de savon, Fr., prod. Pathé, 1932, 2min32
Não consegui achar uma boa parte no youtube...
A ultima coisa que eu tenho pra falar é que eu não sei se todo mundo estava sabendo antes de mim ou se é inédito o fato de que a Camille esta gravidazinha. Ok, enfim, Camille esta gravidazinha.

Nenhum comentário: